ESCALAS E TABELAS NO TRAUMA

 


 

No trauma nós temos diversas escalas e tabelas que são utilizadas para a realização de triagens e para estabelecer o nível de gravidade das lesões nos diferentes sistemas do corpo humano. Nesta seção daremos ênfase as tabelas START e CRAMP utilizadas, respectivamente, na triagem de vítimas e para as escalas de GLASGOW e TRAUMA SCORE utilizadas para aferir o nível de comprometimento neurológico e o nível de gravidade global das lesões.

 

TABELA START - SIMPLE TRIAGE AND RAPID TREATMENT

 

A tabela START é uma tabela de uso rápido utilizada na triagem de vítimas em situações na qual o número de vítimas supera a capacidade de atendimento. O objetivo dessa tabela é rapidamente separar as vítimas graves que possuem boa chance de vida das vítimas sem lesões ou invíaveis para que as primeiras tenham prioridade de atendimento.


 


 

Na tabela o S significa SIM e o N significa NÃO. As vítimas são classificadas pela cor e dessa forma recebem a prioridade no atendimento na seguinte ordem: 1º vítimas VERMELHAS - 2º vítimas AMARELAS - 3º vítimas VERDES - 4º vítimas PRETAS.


 

TABELA CRAMP


 

A tabela CRAMP é utilizada com o mesmo objectivo da tabela START, com o diferencial que a tabela CRAMP possui parâmetros mais específicos e avalia a Circulação - Respiração - Abdome - Motor - Palavra devendo estão ser utilizada por médicos. A classificação das vítimas também é feita através de cores e a prioridade de atendimento é a mesma do método START.


 


 

Para obter a pontuação e assim classificar as vítimas segundo as cores, é necessário que se atribua pontos aos paramêtros da vítima, lembrando que sempre devemos considerar o pior parâmetro encontrado. Após atribuir a pontuação para cada item, devemos somar todos os pontos e com o total em mãos devems seguir a tabela abaixo para atribuir as cores:


 


 

ESCALA DE COMA DE GLASGOW


 

A Escala de Coma de Glasgow é utilizada na classificação de traumas cranio-encefálico e serve para dar parâmetros de gravidade das lesões.

O score é calculado somando as notas obtidas em cada item de acordo com a tabela da Escala de Glasgow, para cada item deve-se atribuir um único valor. Com o valor obtido pode-se verificar o gravidade da lesão.

Se o Glasgow do paciente estiver entre 14-15 considera-se gravidade leve; sendo o valor entre 9-13 a gravidade é moderada e estando o valor entre 3-8 a gravidade da lesão é alta.


 

Escala de Coma de Glasgow

Abertura ocular

Melhor resposta motora

Melhor resposta verbal

Espontânea

4

Obedece comandos

6

Orientado

5

Ao comando verbal

3

Localiza dor

5

Confuso

4

À dor

2

Retirada à dor

4

Palavras inapropriadas

3

Ausência

1

Flexão à dor

3

Sons incompreensíveis

2

 

 

Extensão à dor

2

Ausência

1

 

 

Ausência

1

 

 


 

TRAUMA SCORE


 

O Trauma Score é uma escala que engloba valores de sinais vitais do paciente como freqüência respiratória e pressão arterial agregando a este valor o dado obtido na Escala de Glasgow. O valor deve ser calculado, como na Escala de Glasgow, atribuindo um valor para cada item da tabela e somando todos depois.